Planilha de Turnover para Empresas: Cálculo de Rotatividade Excel
Com nossa Planilha de Turnover, que faz parte da Planilha de Indicadores de RH Excel, você poderá calcular a taxa de rotatividade de funcionários de forma prática e automatizada. A planilha facilita o cálculo de turnover, permitindo uma análise completa dos custos e das razões da rotatividade em sua empresa.
Frequentemente, um dos principais problemas enfrentados pelos gestores é a rotatividade de funcionários (turnover) dentro das empresa. Em suma, o alto índice de rotatividade pode comprometer a efetividade da atividade empresarial.
Existem diversos fatores que podem ocasionar uma alta rotatividade de funcionários, assim como existem diversas maneiras de diminuir esse índice. Implantar uma pesquisa de clima organizacional como essa é uma das recomendações, pois somente assim conseguirá descobrir os reais motivos da insatisfação dos colaboradores.
Rotatividade de funcionários é um problema sério para muitas organizações, em função dos custos para o empregador, decerto nos cargos que demandam treinamentos extensivos dos profissionais.
Todos indicadores de rotatividade de funcionários que vamos citar mais abaixo estão incluídos nessa Planilha Indicadores de RH em Excel.
Desse modo, todos os indicadores são calculados automaticamente na planilha, você só vai precisar preencher as informações.
O que é rotatividade de funcionários?
Você poderá encontrar diversas interpretações do que é rotatividade de funcionários e como se calcula esse índice (tome cuidado!). Assim sendo, esses conceitos são tão distintos que poderá te levar ao erro, não somente seu, como da empresa inteira.
Quanto ao critério de rotatividade de funcionários utilizado por nós, em nossa Planilha de Indicadores de RH em Excel, o conceito de rotatividade (turnover) é definido como a relação entre o número de funcionários demitidos e contratados. Isto é, um indicador da taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos em um período de tempo.
Chiavenato (2005) define rotatividade de funcionários como “o fluxo de entrada e saída de pessoas de uma organização, ou seja, as entradas para compensar as saídas das pessoas nas organizações”.
Embora não seja regra, cada desligamento quase sempre corresponde à admissão de um substituto.
Quais são os indicadores de Rotatividade dessa planilha?
A princípio, os dados necessários para o cálculo do famoso Indicador de Turnover (rotatividade de funcionários) geram outras informações. Portanto, aproveitamos um pouco das informações já coletadas, na criação do indicador principal, e criamos também alguns indicadores correlacionados.
- Headcount – Indicador do total de funcionários ao longo do tempo;
- Turnover – indicador da taxa de rotatividade;
- Turnover Admissional – Indicador da taxa de rotatividade admissional;
- Turnover demissional – Indicador da taxa de rotatividade demissional;
- Turnover demissional recém contratados – Indicador da taxa de rotatividade de recém contratados a menos de 6 meses;
- Distribuição dos motivos de desligamentos.
A fim de melhorar a sua compreensão, recomendo que faça o download da versão demonstrativa da Planilha de Indicadores de RH em Excel. Desse modo vai conseguir conferir melhor cada indicador.
Como calcular a rotatividade de pessoal e demais indicadores?
Sobretudo. o headcount não precisa ser necessariamente um relatório mensal, conforme nós demonstramos em nossa Planilha Indicadores de RH Excel. Por exemplo em nosso relatório de evolução, o headcount é anual, mostrando a evolução de todos os indicadores em um período de até cinco anos.
Turnover – Indicador de Rotatividade de funcionários
A abordagem tradicional do cálculo de rotatividade considera a média entre contratações e demissões. Portanto, é uma definição padrão de rotatividade de pessoal da área de Recursos Humanos. Por fim, a rotatividade de pessoal pode ser calculada conforme a expressão abaixo.
“Contratados corresponde ao número de colaboradores admitidos pela empresa i no período de tempo t. Em seguida Demitidos corresponde ao número de funcionários desligados pela empresa i no período de tempo t. Total de Funcionários corresponde ao total de funcionários da empresa i no final no período t-1 (ou seja, final do período anterior ou inicial do período atual).”
Por exemplo, aqui abaixo está o cálculo da rotatividade de funcionários (Turnover). Essa imagem é da nossa Planilha Indicadores de RH e os dados são de uma empresa fictícia. Você pode fazer o download da versão demonstrativa dessa planilha nesse link.
Taxa de Rotatividade Admissional e Rotatividade Demissional
Diferentemente do Indicador de Turnover tradicional, que tem como objetivo averiguar a taxa de substituição de funcionários antigos por novos, existe a necessidade de analisar separadamente a taxa de rotatividade específica de desligamentos e contratações.
Dessa maneira, os indicadores de rotatividade admissional e demissional indicam variações no quadro da empresa, em seu crescimento e retração, não apenas na substituição de funcionários.
“Contratados corresponde ao total de funcionários admitidos pela empresa i no período de tempo t. Total de funcionários corresponde ao total de funcionários da empresa i no final do período tempo t-1 (ou seja, final do período anterior ou inicial do período atual).”
“Demitidos corresponde ao total de funcionários desligados da empresa i no período de tempo t. Total de funcionários corresponde ao total de funcionários da empresa i no final do período tempo t-1 (ou seja, final do período anterior ou inicial do período atual).”
Por exemplo, aqui abaixo é uma demonstração desses dois indicadores. Esse exemplo é de nossa planilha, onde você pode baixar aqui a versão demonstrativa da Planilha Indicadores de RH em Excel para conferir suas funcionalidades.
Motivos de Desligamentos
Como sempre dizemos, analisar o indicador individualmente nem sempre é suficiente, nesse caso, não é diferente.
Não adianta saber a taxa de rotatividade demissional se você não sabe o motivo pelo qual ela está crescendo, o motivo dos desligamentos. Por isso, na planilha, damos um destaque no relatório para demonstrar e quantificar os principais motivos de desligamentos.
Taxa de rotatividade recém contratados (6 meses).
Enfim, um dos indicadores de Rotatividade de Funcionários mais importante é o de recém contratados. Parecido com a taxa de rotatividade demissional simples, mas considera na análise somente os colaboradores que foram desligamento com menos de 6 meses de tempo de empresa.
Portanto, uma elevação no nível desse indicador pode indicar problemas relacionados com:
- Falta de clareza no processo de recrutamento e seleção;
- Má escolha dos candidatos no processo seletivo;
- Ambiente hostil para recém contratados;
- Falta de um processo de integração do colaborador com a empresa.
Posteriormente, vamos falar sobre a não existência de uma padrão, incluindo os motivos indicados acima. Existem diversos outros motivos, esse índice pode não representar esses motivos, são somente sugestões, há sempre a necessidade de análise do profissional de RH.
Qual é a taxa ideal de turnover?
É incoerente definir um nível ideal de rotatividade (turnover), ou tanto quanto, nível aceito de rotatividade de uma empresa.
Primeiramente, cada empresa, por sua estrutura e organização, mesmo com atividades idênticas, possuem particularidades que impossibilitam a criação de um padrão.
O nível aceito de rotatividade varia muito em relação aos custos que elas geram em cada negócio, estragos são maiores em atividades demandam alto nível de treinamentos, custos altos de contratação e processos seletivos, e, além disso, onde a eficiência na atividade exercida nos cargos dependam muito do tempo de experiência que os colaboradores adquirem na empresa.
A fim de não deixar em branco, abaixo colocamos uma análise relacionada ao setor hospitalar onde é analisado a rotatividade de funcionários entre médicos.
“Em relação aos níveis de rotatividade considerados adequados a uma organização, estudos mostram que, quando ela se encontra acima de 26%, produz altos custos e impactos financeiros. Acima de 50%, corre o risco de comprometer a produtividade e a qualidade (Jones, 1990a, 1990b; Anselmi, Angerami e Gomes, 1997).”
Analise a evolução do indicador!
Essa é a principal recomendação que damos ao utilizar a nossa planilha indicadores de RH em Excel, e, também, o principal diferencial que ela tem entre os demais controles existentes no mercado. Você não deve analisar o indicador do ano individualmente, você deve analisar a evolução desse indicador ao longo do anos.
Portanto, pouco importa se você tem um índice baixo ou alto de Turnover. Mas, o que realmente importa, é se você está melhorando ou piorando esse indicador com o tempo.
Por isso que criamos nossa planilha Indicadores de RH em Excel com a funcionalidade de poder registrar e analisar em somente uma planilha diversos anos. Além disso, criamos o relatório de evolução onde poderá verificar os indicadores de RH ao longo de 5 anos, verificando se as providências que tomam estão surtindo efeito ou não.
Caso seja de sua preferência, assista esse vídeo que fala sobre os Indicadores de Rotatividade de Funcionários. Ou, acesse essa página para verificar a relação de todos os vídeos da nossa planilha Indicadores de RH.
Referências bibliográficas.
ANSELMI, M. L.; ANGERAMI, E. L. S.; GOMES, E. L. R. Turnover of nursing personnel in hospitals in Ribeirão Preto. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 2, n. 1, p. 44-50, July 1997.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
JONES C. B. Staff nurse turnover costs: part I, conceptual model. Journal of Nursing Administration, v. 20, p. 18-22, 1990a. _______. Staff nurse turnover costs: part II, measurements and results. Journal of Nursing Administration, v. 20, n. 5, p. 27-32, 1990b.