Matriz Nine Box
A Matriz Nine Box é um método de avaliação de desempenho de funcionários. Esse método de avaliação é atualmente o mais utilizado e recomendado, já que ele analisa o desempenho atual do colaborador e a provável capacidade de evolução do funcionário ao longo do tempo. Por isso, utilizamos ele em nossa planilha de avaliação de desempenho.
Em suma, o método da Matriz Nine box você faz duas avaliações, avaliação por competências e avaliação por potencial. Com o resultado dessas duas avaliações você cria a Matriz Nine Box que vai gerar uma orientação de resultado do funcionário avaliado.
Nas explicações abaixo nós vamos utilizar como exemplos a nossa Planilha de Avaliação de Desempenho que utiliza a Matriz Nine box. Recomendo que faça o download aqui a versão demonstrativa dessa planilha que vai te auxiliar a entender melhor o método.
Como criar a Matriz Nine Box?
A Matriz Nine Box é formada por dois eixos:
- Eixo X (horizontal) são as notas da avaliação de competências. O funcionário será avaliado de 1 a 10 de acordo com o seu desempenho nos indicadores de competência.
- Eixo Y (vertical) ficam as notas da avaliação por potencial. O funcionário será avaliado de 1 a 3 de acordo com o seu potencial de evolução nos indicadores de potencial.
Ao lado você pode verificar uma imagem da matriz nine box da nossa planilha de avaliação de desempenho, você pode fazer o download dela aqui.
Avaliação por Competências.
A avaliação por competências que utilizamos em nossa planilha é baseada no Grupo CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Os indicadores são organizados em “Áreas de Competências”, você podendo criar 10 área de competências com 15 indicadores em cada área.
Em nossa Matriz Nine Box o funcionário deve ser avaliado pelo seu superior imediato. A avaliação será de 1 a 10 em todos os indicadores de competências. Sendo a nota 1 “Insatisfatório” e a nota 10 “Excelente”.
Nessa página listamos quais são os indicadores de competência que indicamos.
Avaliação por Potencial.
Da mesma forma, quem vai realizar a avaliação de potencial também é o superior imediato do avaliado. Porém, os indicadores de potencial não são subdivido em áreas de atuação, mas sendo também necessário ele ser avaliado em todos os indicadores. A lista dos indicadores de potencial que sugerimos você também pode encontrar aqui.
A avaliação de potencial consiste em avaliar o Potencial de Evolução do Funcionário em alguma questão específica. Portanto, em nossa Matriz Nine Box o avaliador vai avaliar o colaborador de 1 a 3. Ele vai avaliar se ele “concorda ou não” se o colaborador tem a capacidade de evoluir no quesito.
Dessa forma, em nossa planilha de avaliação para montar a Matriz Nine Box as notas de potencial são:
- Caso ele discorde que o funcionário possa evoluir no indicador ele vai avaliá-lo com a Nota 1 (discorda o funcionário tem a capacidade de evoluir no indicador).
- Se ele concorda parcialmente que o funcionário possa evoluir no indicador ele vai dar a Nota 2.
- Por fim, se o avaliador tem plena certeza, concorda totalmente que o colaborador tem a capacidade de evoluir no indicador ele vai dar a Nota 3.
Montagem da Matriz Nine Box.
Para montar a Matriz Nine Box será feito uma média aritmética dos indicadores. Portanto, o avaliado vai ter duas notas:
- Média de todos os indicadores de competências.
- Média de todos os indicadores de potencial.
Por exemplo, um funcionário que obteve uma nota na avaliação de competências de 8,5 e uma nota na avaliação de potencial de 2,5. Na imagem abaixo, destacamos aonde ele vai ficar na matriz nine box, na posição “C3” em destaque.
A nossa planilha de avaliação de desempenho faz toda a montagem da Matriz Nine Box automaticamente, bem como diversos outros relatórios. Você pode conferir aqui a versão demonstrativa da planilha.
Enfim, ele teve um desempenho alto na avaliação de competências e um desempenho alto na avaliação de potencial.
O método recomenda “verificar nova posição” ao colaborador. Em conclusão, ele vem tenho um desempenho alto nas atividades atuais (competências) e tem uma grande chance de evoluir (potencial). Recomenda-se uma nova posição com mais responsabilidades que provavelmente ele vai conseguir exerce-la.
Leitura da Matriz Nine Box.
A leitura da matriz é bem simples. Em suma, definimos a avaliação por competências como sendo a “análise do passado”, e a avaliação de potencial como a “análise do futuro”.
Portanto, poderão ocorrer 9 possibilidades de “orientação de resultado”, que é a Matriz Nine Box. Então, com os resultados das duas avaliações é só você enquadrar as notas na Matriz Nine Box.
Por exemplo, podemos ter uma análise rápida de alguns extremos, para resumir vou chamar AC (Avaliação de competências) e AP (Avaliação de potencial).
AC(baixa) e AP(Baixa) – O funcionário não teve um desempenho bom e também não potencial de evoluir. Recomenda-se “colocar em observação“.
AC(Baixa) e AP (Alta) – O funcionário teve um desempenho ruim mas tem alto potencial de evolução. Recomenda-se “verificar outras atividades” porque na atual não está funcionando, mas pode ser que em outra atividade ele tenha um desempenho Excelente.
AC(Alta) e AP(Baixa) – O funcionário tem tido um Excelente desempenho mas não demonstra uma capacidade de evolução. Recomenda-se na Matriz Nine Box “desenvolver treinamentos” para auxiliar o colaborador nessa evolução.
AC(Médio) e AP(Alto) ou AC(Alto) e AP(Médio) – Funcionário com alto nível nas competências e médio no potencial ou vice-versa. Recomenda-se “Aumentar Desafios” pois aparentemente ele tem a capacidade de ter maiores responsabilidades do que as atuais.
Para conferir todas as funcionalidades da planilha de avaliação de desempenho, que possui a Matriz Nine Box, é só preencher o formulário ao final dessa página que será encaminhado à página de download da planilha demonstrativa.
Por fim, caso prefira, assista esse vídeo com todas as informações sobre a Matriz Nine Box e a Planilha. Ou, acesse essa página para verificar a lista de todos os vídeos da nossa planilha de avaliação de desempenho de funcionário.