O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?
Uma avaliação de desempenho é a análise do desempenho de cada colaborador, comparado com as tarefas que executa, com as metas e resultados pretendidos e com o seu potencial de desenvolvimento.
É uma ferramenta organiza o valor que um funcionário possui, analisando seus pontos fortes e fracos e e verificando qual é a sua contribuição atual e potencial para a empresa.
Os objetivos da avaliação de desempenho:
- Identificar pontos de melhoria das pessoas;
- Integrar os colaboradores à empresa, buscando adequar suas competências com as necessidades da empresa;
- Adequar as pessoas aos cargos que possuem ou que deveriam possuir;
- Identificar necessidade de treinamento e estabelecer meios e programas para reduzir essa carência.
- Melhorar a qualidade do trabalho e da vida dentro da empresa.
Por que avaliar?
- Subsidiar a política de carreira e remuneração nas situações de promoções, transferências e dimensionamento de quadro.
- Dar feedback aos colaboradores do seu trabalho e sugerir as mudanças necessárias, tanto no comportamento e atitudes, quanto nas habilidades ou conhecimentos.
- Identificar pontos fortes à desenvolver de cada colaborador, auxiliando nas ações de desenvolvimento pessoal e profissional.
- forçar a comunicação entre gestores e colaboradores através da orientação, acompanhamento e do feedback sobre o seu desempenho.
Ferramenta de avaliação de desempenho profissional.
Nós da EC desenvolvemos uma ferramenta para aplicação da avaliação de desempenho por competências e potencial, estamos disponibilizando para download gratuito a ferramenta de demonstração, o nosso Modelo de Avaliação de Desempenho.
Faça o download da planilha e veja todos os conceitos de avaliação de desempenho aplicados em uma única ferramenta para tornar sua compreensão do assunto ainda melhor.
Tipos de avaliação de desempenho.
Existem diversos tipos de avaliação de desempenho, eles são classificados de acordo com a pessoa que realiza as avaliações.
Auto avaliação
- Usada em organizações modernas.
- O próprio colaborador, com o auxilio de seu superior, é responsável pelo seu desempenho e sua monitoração.
- Cada pessoa se avalia constantemente quanto à sua performance, eficiência e eficácia, com base em parâmetros fornecidos pelo seu superior ou derivados de suas tarefas.
- São avaliadas as necessidades e carências pessoais para melhorar o desempenho, os pontos fortes e fracos, as potencialidades e fragilidades e o que é preciso reforçar para a melhoria dos resultados pessoais.
Avaliação feita pelo gestor
- O gestor é o responsável pelo desempenho dos seus subordinados e por sua constante avaliação e quanto á divulgação dos resultados.
- Quem avalia o desempenho do pessoal é o próprio gestor, junto a assessoria do órgão de RH, setor responsável por estabelecer os meios e critérios para que as avaliações.
- Quando o gestor não possui conhecimento especializado para projetar, manter e desenvolver um plano sistemático de avaliação dos colaboradores, o órgão de RH elabora, acompanha e controla o sistema, que é utilizado pelo gestor.
Avaliação feita pelo colaborador e seu gestor
- O gestor é o responsável pelo desempenho dos seus subordinados e por sua constante avaliação e quanto á divulgação dos resultados.
- Quem avalia o desempenho do pessoal é o próprio gestor, junto a assessoria do órgão de RH, setor responsável por estabelecer os meios e critérios para que as avaliações.
- Quando o gestor não possui conhecimento especializado para projetar, manter e desenvolver um plano sistemático de avaliação dos colaboradores, o órgão de RH elabora, acompanha e controla o sistema, que é utilizado pelo gestor.
Avaliação feita pela equipe de trabalho
- Cada equipe torna-se responsável pela avaliação do desempenho de seus participantes e define os objetivos e metas a alcançar.
- A própria equipe de trabalho avalia o desempenho de cada um de seus membros e programas e toma com cada um as providências necessárias para sua melhoria.
Avaliação 360º
- É feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação com o avaliado.
- Participam da avaliação, o gestor do avaliado, os colegas e pares, seus subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, ou seja, todas as pessoas ao redor do avaliado.
- A avaliação torna-se mais rica por produzir diferentes informações, vindas de todos os lados, e funciona no sentido de assegurar a adaptação e o ajustamento do colaborador às diferentes demandas que ele recebe de seu ambiente de trabalho ou de seus parceiros.
Avaliação para cima
- Permite que a equipe avalie seu gestor, a forma pela qual ele proporciona os meios e recursos para a equipe alcançar os seus objetivos e como ele poderia aumentar a eficácia e eficiência da equipe visando melhorar os resultados.
- Permite que o grupo negocie com o gestor, cobrando novas abordagens em termos de liderança, motivação e comunicação, o que torna as relações de
- Trabalho mais livres e possivelmente mais eficazes.
- Permite que o grupo negocie com o gestor, cobrando novas abordagens em termos de liderança, motivação e comunicação, o que torna as relações de trabalho mais livres e possivelmente mais eficazes.
Avaliação feita por uma comissão
- É uma avaliação coletiva feita por um grupo de pessoas direta ou indiretamente interessadas no desempenho do colaborador.
- A comissão é geralmente constituída de pessoas pertencentes a diversos órgãos da empresa, podendo ser composta por membros permanentes e por membros transitórios.
- Os membros permanentes – usualmente os diretores, o gestor do órgão de RH e, em alguns casos, um especialista em avaliação do desempenho (interno ou externo ao quadro de pessoal da empresa) participam de todas as avaliações e o seu papel é moderar e assegurar o equilíbrio dos julgamentos, o atendimento dos padrões da empresa e os objetivos do sistema.
- Os membros transitórios são o gestor do colaborador avaliado e seu respectivo superior.
Avaliação feita pelo órgão de RH
- O órgão de RH assume a responsabilidade pela avaliação de desempenho de todas as pessoas na empresa.
- As informações sobre o desempenho passado das pessoas são obtidas com cada gestor, processadas e interpretadas, gerando relatórios ou programas de providências que são coordenados pelo órgão de RH.
- Apresenta a desvantagem de trabalhar com parâmetros, como médias e medianas, e não com o efetivo desempenho de cada colaborador.
- Além disso, muitas vezes mostra uma tendência à padronização do desempenho das pessoas, na tentativa de eliminar suas diferenças individuais.
Agora que você entendeu o que é uma avaliação de desempenho e quais são os seus tipos veja quais são os métodos, modelos e formulários de avaliação de desempenho mais utilizados no mercado.